segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Três anos

Este blog fez três anos ontem. Não reparei quando fez um ano, nem dois. Não reparei e, muito menos, comemorei.

Não comemorei, mas acho que podia tê-lo feito. Sei que um ano depois de o ter criado a minha vida estava melhor e eu era mais feliz. Sei, também, que dois anos depois dessa data a minha vida era ainda melhor e eu, mais feliz.
Coisas más durante este tempo? Houve, claro. A vida é feita de coisas tristes e alegres, de dias e de noites, de Sol e de chuva, de esperanças e desilusões. A vida é assim. Mas tudo somadinho, ela estava melhor. Valia a pena!

Se reparei na data desta vez, foi porque senti que chegou a altura de fechar o blog.
Há cerca de mês e meio aconteceu-me uma coisa que ainda não consegui superar completamente. Não há culpas a atribuir, não há intervenção de ninguém. São coisas que acontecem. Não disse o que foi nem quero fazê-lo; é um assunto para guardar comigo, como se isso, se o guardar muito para mim, possa servir-me de algum conforto.

A seguir vieram as férias. Providênciais, porque eu tinha chegado ao meu limite.
Acabaram, entretanto. E não acabaram só as férias, acabou também, entre outras coisas, qualquer coisa de bom para transmitir aos outros. Já não tenho nada de bom para transmitir às outras pessoas. Pela primeira vez na vida sinto-me mal na minha pele, pela primeira vez, arrancá-la-ia se pudesse.

Quando o blog foi criado, foi para mim mesma, sem ter noção nenhuma do meio de comunicação que podia ser, sem imaginar que através dele podiam chegar tantas pessoas à minha vida.
Ele foi feito para eu conversar comigo. Às vezes precisamos de falar connosco mesmos. Faz-nos bem.
Foi feito com esse fim mas, depois vieram as pessoas e, de uma forma geral, tive muita sorte nisso. Se como na vida cá fora, aqui encontrei pessoas que gostava que nunca tivessem cruzado a minha vida (uma ou outra gostava mesmo que não existissem na vida de ninguém), na esmagadora maioria fui mesmo muito bafejada pela sorte, e o único senão que tenho a apontar foi sempre o excesso de qualidades que me atribuiram. Eu não sou especial, nem melhor em nada que ninguém (embora achasse - mas já não sinta o mesmo- que também não seria pior).

Por isso, porque sei que desse lado estão pessoas, boas pessoas, porque algumas delas são muito minhas amigas (algumas já saltaram para o lado de cá e espero conservá-las para sempre, mesmo que quase nunca lhes dedique o tempo que mereciam), por isso... ainda que tivesse começado a apagar post por post, e tenha depois pensado apagar todo o blog, perdi a coragem e vou deixá-lo assim. Quem sabe se um dia...

Entretanto, mesmo reconhecendo que tenho muito pouca capacidade, continuarei a acompanhar, dentro dos possíveis, as pessoas (porque se trata de pessoas e não de blogs) de quem gosto. Talvez quase sempre em silêncio, mas a acompanhar.
E continuarei também disponível, se tiver capacidade para isso, e por esse motivo, o mail continuará activo.

Desejo-vos a maior das sortes!

37 comentários:

CGM disse...

Pedir-te-ia para ficar se com isso soubesse que te sentirias melhor...

Faz o que for melhor para ti, com a certeza que adorei ler-te e que me puseste muitas vezes a pensar.

Obrigada.

Carla e sus muchachos

Alecrim disse...

Subscrevo o comentário anterior...
Abraço grande!

Paula disse...

Tenho tanta pena...
(Sempre adorei ler-te!)
Mas sei que continuarei a saber de ti e isso é o suficiente!
Mts bjs e tudo de bom!
Paula Sofia

gralha disse...

Margarida, seja o que fôr que aconteceu, espero que possas superá-lo a seu tempo... De tempo e de cura de feridas já tu tens tido boa escola.
Tenho muita pena de perder as tuas palavras sempre únicas e oportunas mas compreendo a decisão. Espero que nos possamos ir "vendo" por aí, pela blogosfera, por e-mail, seja como fôr. Um grande beijinho para ti!

Vilma disse...

Margarida: o teu blogue foi dos primeiros que comecei a ler desde que entrei na blogosfera. Mais tarde criei o meu.
Através do teu blogue, pude perceber a pessoa, o ser humano que estava por detrás do que escrevia.
Acabei por ganhar carinho a ti.
As minhas leituras ficam mais pobres, sem dúvida.
Mas há tempo para tudo debaixo do céu, e se entendes que é tempo de parar, pára.
Mas regressa!
Eu fico à espera!
DTA e te ajude no teu caminhar.
Um grande beijinho.

Piquinota disse...

Fico triste com a tua decisão, mas entendo-a e sobretudo, aceito-a!

Ainda assim, acredito que vás voltar um dia... quando o "mar acalmar"!! Pelo menos, assim espero!

Jinhos enormes

Papoila disse...

Vou ter pena, claro. Podia pedir-te para continuares por cá, mas isso de nada adianta. Pode ser que um dia voltes :) Eu pelo menos vou voltar assiduamente à espera do teu regresso.
Que sejas muito feliz Margarida!

daqui disse...

Tambem eu lamento que sintas vontade de deixar conversar assim, para olhos que nao se veem. Nunca deixei de ler o que vais escrevendo, tal como tambem nunca deixei de gostar, ate porque me identifico em varios aspectos, outros fazem-me lembrar pessoas, uma em concreto, de quem gosto qb. mas eh verdade que tudo tem um fim!
Desejo-te tambem a ti a melhor das sortes! :)

NaRiZiNHo disse...

Ah?
Hmmm...
Ok...
Até um dia destes. . .
:-(
:-*

Maria Liberdade disse...

Tenho pena. Sobretudo agora te começava a ler com mais assiduidade...

As coisas más acontecem.Infelizmente. Há dias em que não nos conseguimos ver ao espelho e achamos que poucos motivos temos para continuar. Umas vezes é pelo que os outros nos fizeram, outras é simplesmente por nós. Porque não conseguimos, não estamos bem.

Acabar o dia e perecber que conseguimos viver mais um, às vezes é bom e renova a nossa fé em nós.

Se é pelos outros não acabes com o blog. Se é por ti...

Bjs. Se algum dia voltares, diz algo..

Unknown disse...

Boa tarde Margarida,

Tenho pena que acabe com o blog pois era um dos que mais gostava de ler. Mas se foi essa a sua decisão tenho que respeitar não é?

Desejo-lhe tudo de bom

Ana Paula disse...

Como tu própria o disseste "o mail continua activo".
E é a partir daí que pretendo "seguir-te".
Um beijinho muito grande e tudo de bom para ti.

ddm disse...

Espero que fiques bem.
Até um dia destes...
Beijinhos

Leonor disse...

Quando te apetecer, já sabes onde estou.
Beijinhos, muitos e grandes

Ângela disse...

Tenho muita pena Margarida... Talvez porque foste a primeira :) a primeira com quem mais falei! Porque gosto de te ler... Ainda que agora num silêncio quase absoluto.

Mas sei que apenas o blog acaba aqui.

E sei também (e também tu saberás) que isso é uma fase (e as fases ao contrário do que se pensa nem sempre passam rápido).

Um beijinho muito grande.
Ângela C.

Dani disse...

Ficam para mim os momentos. Os momentos que passei a ler-te e em que aprendi a gostar de o fazer, independentemente de te conhecer ou não. Foste para mim um pouco a porta para este mundo em que por vezes se partilha em demasia, mesmo que a coberto de um anonimato que às vezes não é suficiente. Melhor ou pior. Quem sou eu para avaliar se és tal coisa. Pior mesmo é o vazio que vai criar a tua ausência. Um espaço que é teu e que por egoísmo tendemos a sentir como nosso. Um espaço que me habituei a que estivesse aqui, para visitar, para senti, mesmo que nem sempre houvesse palavras possiveis de dizer ou vontade para o fazer. Mas vou ficando por aqui. Quem sabe um dia os teus passos voltem a trilhar estes caminhos.

Beijinhos

Clara disse...

Fico à espera que voltes. Bjs.

Mary disse...

:( Vou sentir a tua falta, encontra-te primeiro a ti,isso é que importa, quanto a nós? nós sabemos esperar.

Não vou apagar o teu blog, simplesmente venho te visitar de vez em quando, quem sabe um dia eu tenha uma boa surpresa.
Beijos querida, penso que és daquelas pessoas que eu gostaria de conhecer, Gosto do que leio.

Isa

Anna^ disse...

Vá lá,descansa uns diazitos e volta em grande.
Não arredo pé!! ;)

beijo grande

Xuinha Foguetão disse...

Beijos grandes para ti, Margarida

Rui disse...

Vejo alguém no cume do Ben Nevis. Que olha para a terra de que tanto gosta. Cabelos ao vento. Uma a uma, rasga folhas de um caderno. Solta-as ao vento.

Sara MM disse...

Bolas....

E eu bem queria escrever palavras como as tuas... ou, vá lá, que fossem como as do Dani...

Mas na verdade só consigo dizer que vou sentir muito a falta de te ler.
Porque escreves bem, porque sempre foi muito interessante, fossem coisas boas ou más, e principalmente porque sempre achei que este blog nao era um Blog, mas sim uma pessoa!

Felizmente já sei bem que é mesmo uma pessoa!
E uma pessoa Linda! Que adoro! Mais uma amiga... e ai como é bom ter amigas assim!

Por isso o blog que siga o seu destino... o destino que tu escolheres... vá lá, que em alguma coisa na vida possamos escolher... mas tu ficas, e isso é bom!

Qt ao resto... é a desvantagem de perdermos o "anonimato"...
Fez-te bem no inicio escrever o que querias... e as limitações que agora existem só têm uma solução (ok, duas, se abrires em segredo um blog com outro nome)...
... procurares alívio, conforto, carinho e força, em outro local! Junto a mim por exemplo :o)

Sara MM disse...

ah! e já o disse?!

foste (sim, tu... não o Blog) a primeira pessoa que li, ainda nem eu sabia bem o que era um blog!!!!


Por isso tenho pena, muita!!!

Volta qd puderes, tá?!?


BJss

Jolie disse...

não te vou dizer para ficares nem nada do género, mas por favor não te atrevas a apagar post nenhum!

Grava-os todos em draft, privatixa o blog para impedires o acesso, faz o que tu quiseres, mas não apagues nem uma letra do que escreveste.

Um beijo minha querida, cheio de saudades das trocas de mimos.

Eu estarei sempre para ti, seja de que lado for.

Jolie disse...

privatixa é bonito! :p

beijos!

Joanissima disse...

Vou sentir a tua falta. Mas estou do teu lado nas tuas decisões.

Um grande beijo.

Teresa disse...

Tenho pena, muita pena. Vou sentir a falta de ler o que escrevias sobre ti e sobre o mundo. Espero que ultrapasses o que quer que seja que estás a atravessar. Espero que voltes, quem sabe, um dia. Um beijinho grande.

Anónimo disse...

Fico triste com a tua decisão mas compreendo. Cada um sabe o que é melhor para si. Por mim só posso dizer que foi com muito prazer que li os teus pensamentos e que me senti muito honrada em que os partilhasses comigo. Agradeço-te as palavras bonitas e simpáticas que muitas vezes deixaste no meu cantinho. E mesmo em silêncio, espero contar com a tua visita no meu cantinho.
Desejo-te que a vida te corra bem e que te traga felicidade - muita mais do que esperas e muito mais depressa do que esperas. Que consigas superar seja o que for que te aflige rapidamente.
Tudo de bom!
Mil beijinhos

Tamia disse...

Tenho pena. Muita.
Só tu sabes.
Beijos e até um dia.

Mocas disse...

Estás nos meus favoritos há três anos. E lá irás continuar.

Não te esqueças de nós.

Não me vou esquecer de ti.

Beijinho muito Grande!

Mocas

Anónimo disse...

Hummm. :(
Já fui de férias com saudades de te ler. Hoje voltei e encontro-te assim!!! Tenho pena, muita pena porque adoro ler-te!!!
Já te lia no blog da Gralha e gostava, quando criei o meu houve a aproximação e eu gostei. O que quer te te tenha acontecido e o tempo que levar a curar há-de curar e só sairás mais forte de tudo! Penso que és muito especial, a maneira como escreves diz-mo porque, palavras tuas, é uma pessoa que está por detrás deste blog e essa pessoa tem sentimentos mágicos!!!
Beijinhos

Papoila disse...

Margarida,
Não sei se continuas a vir ver o blog, ler os comentários.
De qualquer das formas, e mesmo sabendo de antemão desta tua decisão, não podia deixar de te atribuir o prémio da amizade, lá no blog... :)
Beijinhos!

Ana disse...

Tenho tanta pena, de nao te encontrar mais aqui....

Wild Kitten disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wild Kitten disse...

Foi um prazer ler-te, muito embora te tenhas exposto em demasia nalguns posts e este mundo da internet não perdoa pois engole e cria algumas ilusões e laços emocionais muito precários.
Resguarda-te se puderes, lambe as feridas e vive sem pensares em convenções :)

Um beijo:)

rosa disse...

devido ao tempo que a raquel me consome (com gosto, é certo!), não tenho acompanhado todos os blogs como antes. por isso, tenho ido actualizando as leituras aos poucos. apesar de já ter lido os teus textos mais recentes, sóa agora chaguei a este. " Já não tenho nada de bom para transmitir às outras pessoas.: lamento, mas não concordo contigo. os teus textos continuam a prender-me e a deixar pensativa... e olha que isso não é fácil, eu sou esquisita!!!!

é sempre uma decisão muito pessoal, como todo o blog, mas tenho muita, mesmo muita, pena no dia em que decidires mudar de caminho.

gosto de te ler!!!
força!

rosa disse...

peço desculpa pelas gralhas ortográficas... tenho a raquel a dormir no colo e não reli antes de carregar no enter..... sorry!