domingo, 26 de setembro de 2010

O post de Setembro...


Quase, quase a acabar o mês de Setembro reparo que a cadência com que tenho escrito aqui é a de um post por mês (média fantástica, especialmente se comparada com a fase pré-Mafalda). E agora, que de repente senti que o Verão nos deixou e que os dias são já, assumidamente de Outono, por mais que os dias continuam bonitos, achei que era boa ideia registar aqui algumas impressões de final de Verão.

Em jeito de balanço, porque é sempre no final do Verão que tenho a sensação de mudar de ano.
Ora a primeira parte das férias, na minha praia, teve momentos bons e outros menos bons. Se, no dia a dia eu e a minha cara metade conseguimos encontrar um equilibrio entre os hábitos/ritmos de cada um e combiná-los com os das respectivas familias de origem (e aqui é que está a complicação), nas férias parece que ainda não o conseguimos.
Tive a nitida sensação de que tinha um marido enfastiado e contrariado por estar onde não queria, com quem não queria (na minha praia, com um clima bem mais fresco do que ele aprecia, numa casa fantástica, mas compartilhada com mais duas gerações da minha família) e isso deixava-me francamente descontente.
Depois acho que acabou por descontrair e desfrutar do espaço, do mar, do areal enorme, do cheiro a maresia, do clima que este ano ajudou, dos meus amigos e... até da minha família. A Mafalda foi a menina mais feliz do mundo enquanto lá estávamos, se bem que é "fácil" fazê-la feliz: basta dar-lhe mar... (e a quem sairá assim...?! ;)). Mas, para além do mar, tinha em casa a companhia e atenção de pessoas de quem gosta muito e arranjou várias amigas (mais amigas do que amigos, que os meninos, mesmo de pequenos têm gostos bem diferentes das meninas). E eu, passado o período de adaptação (dele) só tive pena de não ter mais dias daqueles.

Depois rumámos ao Algarve.
O clima afabado, a casa com pouca privacidade, o espaço pequeno, abafado e sem arrumação que nos reservaram para dormir com a Mafalda e onde ela se revolvia de noite, o facto de termos de ir para a praia de carro e de seguirmos os horários e itenerários da família dele deixaram-me a mim com um nó na garganta.Mas, como aconteceu na primeira parte das férias, lá conseguimos um bocadinho de espaço/tempo para nós e o mar morno e manso onde a Mafalda "nadava" de boia como uma menina grande fizeram as delicias dela e as nossas.
Depois tivemos mais uns passeios e um casamento e tudo correu sobre rodas.

Final de Agosto, início de Setembro, fim de férias e início das aulas.
Um novo ano léctivo.
Nós continuamos a nossa vidinha de professores. Horários novos, burocracias de arranque de ano léctivo, meninos novos e os meninos que mantemos do ano anterior.
Mudanças na escola.
E eu confirmo que, afinal, gosto mesmo de dar aulas...

A Mafalda continua em casa, com a minha mãe, no tempo em que eu estou na escola. O seu último ano de liberdade. Para o ano começará uma vida de obrigações que a acompanharão até perder de vista. Por agora é livre e diverte-se. Fala pelos cotovelos, dança e ri muito.
Por estes dias temos ido à mata passear. É um momento só nosso, e ela, como eu em pequena, gosta de passear nos mesmo sítios e fazer as mesmas coisas. Apanha bolotas para dentro do chapéu e enfeita o cabelo dela e o meu de folhas de carvalhos, enquanto me vai abraçando e dizendo a mãe é linda...

E agora... um must deste blog...: época de víndimas. E, se eu estou aqui sentadinha à frente do computador (porque não a vou deixar sózinha em casa enquanto dorme) o meu querido marido está na adega a esta hora...

6 comentários:

Jolie disse...

beijo em todos :)

Vera Dias António disse...

Como percebo os tais constrangimentos de férias com as respectivas familias... ao fim de 6 anos, e porque agora eles são mais crescidos, reservamos um tempo de férias para nós os 5 e, depois, vão com uns avós um tempo e com os outros o resto, felizmente que não é na mesma altura, lol.
Ficamos todos a ganhar...
Ainda assim, ao meu marido ninguém o convence a participar na vindima, lol. Há coisas que não, e essa é uma delas. Pelo que percebo a tua família também cumpre as tradições agrícolas que o calendário vai ditando, ele não participa em nenhuma e acho que já ninguém estranha... LOL
Sendo que te leio desde muito antes da Mafalda é giro ver a evolução da vida, ela está grande e gira!!!
Beijinhos!

Margarida Atheling disse...

Pois é Vera... é sempre um equilibrio difícil e não é fácil encontrar soluções válidas.
Ah e sim, há marcos que aqui em casa são incontornáveis e a vindimas é o principal deles, e nisso o meu marido entra lidamente.

Se me lês desde essa altura... é bem verdade, a vida desenrola-se de uma forma surpreendente! E neste blog, melhor ou pior, já cá estão seis anos da minha vida! E seis anos importantes!
É por isso que, apesar dos posts serem tão espaçados, mantenho o blog (embora sempre com a esperança de vir aqui com mais frequência).
Beijinhos!

Margarida Atheling disse...

Costinhas: E para vocês também!
Temos de combinar alguma coisa para matar saudades e mostrar-te o vídeo!
Bjos!

gralha disse...

Realmente associo-te sempre ao Outono :) E à Escócia, e à praia, e aos cavalos...
Esse equilíbrio pode ser muito complicado e estaria a mentir se te dissesse que o acho mais fácil com o passar dos anos. Espero que sim, para o bem de todos! E quero ler-te com mais frequência, já tenho saudades. Beijinhos e bom recomeço.

Anna^ disse...

O equilíbrio...ai o equilíbrio,sempre tão difícil de gerir.Mas o que interessa é que tudo correu bem e vejo-vos felizes e isso é que interessa.
beijo grande para os três.

A Mafalda estão tão menina :)))